quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Cortes Bovinos

Da lhe xiruzada baguala. Tamo devolta, e agora um post bem interessante, que pode ajudar vocês na escolha certa das carnes para cada tipo de bóia que irão fazer. Lembrando que não é regra geral, apenas uma base para todos nos cortes bovinos.


1- CUPIM
 Carne fibrosa com gordura no meio. Pode ser assado, ou cortado em bifes e feito na pressão. carne bem firme.

2- PESCOÇO

Geralmente é feito a desossa, e suas carnes, vão para guisado. Mas há quem corte ele como chuletas bem finas , e faça na pressão também.

3- PEITO
Carne firme, coberta com uma grande capa de gordura. Apreciada por alguns em churrascos, em muitos açougues já se encontra ela desossada, pronta para o espeto.

4- ACÉM
Nada mais é do que a famosa agulha, carne que fica na dianteira do boi. Geralmente é usada  como carne de panela, com arroz, molhos, etc...

5- PALETA
Carne da dianteira do boi, média maciez, podendo tanto ser usada para churrasco, como para panela.

6- MÚSCULO
Conhecido tambem por osso buco, pode ser usado em molhos, ou na maioria dos casos, para sopas no inverno. Muitos aproveitam o tutano, que fica no meio do osso, altamente revigorante.

7- CAPA DE FILÉ
Boa para ensopados e picadinhos, pratos de cozimento mais longo, mas já vi quem se arrisque a mete- la na brasa, e nao ficou ruim não.

8- BISTECA
Nada mais , nada menos que a famosa chuleta, ótima num disco. acompanhamento de qualquer bóia,ou para aperitivo com batata frita.

9- CONTRA FILÉ
Carne bem  macia. Tanto para bifes, ou até mesmo para assar.

10- FILÉ MIGNON
Carne pouco gordurosa, muito macia, usada em strogonofs, bifes. Assada também, é uma maravilha, ou usada no famoso xixo(espetinho) com bacon e cebola.

11- ALCATRA
Carme macia, ideal para bifes. Carne localizada no centro do quadril do boi, de onde saem a maminha e a picanha. Assada ao ponto ou mal passada.

12- FRALDINHA
Boa para bifes de panela e cozidos. Carne com baixa taxa de colesterol.

13- LAGARTO
Carne magra, podendo ser cozido com molhos, ou como carne de panela. Também pode ser recheado e assado.

14- COSTELA
Para mim a mãe de todas as carnes de um churrasco. Muito boa em qualquer assado, podendo ser feita em panela também, vaca atolada, molhos, frita.

15- PONTA DE AGULHA
Carne um pouco mais rígida, usada em molhos, ensopados, sopas, pois exige mais tempo de cozimento, pode ser assada, mas demoradamente e com osso para baixo.

16- COXÃO MOLE
Carne para bifes a rôle, a milanesa, também utilizado para carne moída, mas tem sido cortado erradamente, pois seu corte correto e no sentido transversal as fibras.

17- PATINHO
Carne para bifes a milanesa, ensopados, carne de panela, não indicada para churrascos.

18- COXÃO DURO
Para carne de panela, rolês, também podendo ser moída e usada em hamburgueres e almondegas.

19- RABO
Usado em carne de panela, tempo de cozimento longo, podenso ser feito ensopado, cortando- se as vertebras uma a uma.

20- PICANHA
Parte mais nobre do boi, muito apreciada em churrascos, por ser muito macia, servida em medalhões, dando um charme a qualquer assado.

21- MAMINHA
Ideal para assado bem passado. Carne macia e sabor suave, muito apreciada.




Bem pessoal, ai estão algumas das carnes mais utiliza-das, mas claro que tem outros tipos de cortes, dos mais variados. Em breve trarei cortes de ovelha e porco, abraço a todos!!!!!!!!!!!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário